segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MUITO INTERESSANTE!!!!!!! CALCULANDO!!!!!!!!!




Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”


PROJETO ESCOLAR

I Campeonato
de
Cálculo Mental.
“Calculando”


Alto Taquari, 20 de Maio de 2009


Identificação
Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes
Endereço: Rua Francisco Mendes de Moraes, 211
Telefone: (66) 34961361
Prefeito Municipal: Maurício Joel de Sá
Secretária de Educação: Delma Lima Resende de Oliveira
Coordenadora do Ensino Fundamental: Juliana Bellodi
Diretora: Rosângela Carvalho de Oliveira Santos
Coordenadoras: Shirley C. Louzada Lunardi
Débora Perreira Naves
Ivaldete da Cunha Borges
Sebastiana Paes Antkiewicz
Assessora Pedagógica: Glacy Maria Willers Koch
Coordenadora do Projeto: Shirley Carnielo Louzada Lunardi
Endereço: Rua Marçal Batista, 905
Município: Alto Taquari – MT
Estado Civil: Casada
Filiação: Sperandio Louzada e Angelina Carnielo Louzada
Naturalidade: Guarani D`Oeste
Nacionalidade: brasileira

Formação Profissional

Licenciatura Plena em Matemática
Pós-Graduação: Didática Geral

APRESENTAÇÃO:
A educação matemática tem contribuído significativamente para se repensar as teorias e abordagens metodológicas que sustentam o processo ensino aprendizagem da matemática.
Este projeto....
.


JUSTIFICATIVA


Em primeiro lugar, é importante que as pessoas desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo e não fiquem limitadas a um único processo.
O uso do Cálculo mental na escola é um recurso socialmente importante.
As crianças que são estimuladas a efetuar cálculo mental demonstram em geral mais segurança ao enfrentar situações problema, mostram-se mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter solução.
Por fim, parecem compreender com mais facilidade as técnicas usuais de cálculo.
Calcula-se mentalmente em situações de compra e venda, ao estimar gastos, planejar as proporções dos ingredientes antes de fazer uma receita, orçar uma festa ou uma viagem, arredondar preços etc.
Ao recebermos uma fatura de uma compra de supermercado ou um extrato bancário é comum fazermos uma verificação rápida do resultado, a partir do cálculo mental.


OBJETIVOS GERAIS:

-Fazer com que as crianças construam e selecionem procedimentos adequados à situação-problema apresentada, aos números e operações nela envolvidos.
-Elaborar e utilizar estratégias pessoais de cálculo mental, para a resolução de problemas simples, a partir de seu conhecimento das propriedades do sistema de numeração e das quatro operações básicas.
-Sentir-se seguro a respeito da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolver a auto-estima e perseverança na busca de soluções.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a organização, a atenção, a sistematização e a memória.
-Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental.
-Desenvolver destrezas numéricas de cálculo.
-Detectar e divulgar talentos na área do cálculo mental






METODOLOGIA

“Se pretendemos ensinar matemática a todas as crianças, precisamos pensar cuidadosamente no problema da colocação, devemos selecionar métodos de ensino, acima de tudo precisamos encontrar meios eficazes de motivar os alunos de maneira que voluntariamente, se exercitam para receberem rica recompensa do aprendizado.
Os modelos mentais são formados no ato da compreensão de uma situação ou de um problema. Esses modelos mentais são criados com base no nosso conhecimento prévio, nossas experiências, nossas habilidades, e nossas capacidades. A palavra "mental" não sugere que a conta seja feita "de cabeça": indica a necessidade de elaboração. E, diferentemente do que muitos imaginam o cálculo mental e o de memória também não é a mesma coisa, embora o primeiro se apóie muitas vezes no segundo para ser realizado. O que sabemos de cor e acessamos rapidamente - como o dobro, a soma de dois números com um único algarismo e os múltiplos de 5 e 10 - é, na verdade, uma condição usada para desenvolver qualquer procedimento, seja ele mental ou de conta armada. Um exemplo concreto: para resolver mentalmente 13 x 25, saber de memória que o dobro de 25 é 50 auxilia na resolução de parte da questão. Vejamos: primeiro, pode-se aplicar a propriedade distributiva (10 x 25 + 3 x 25). Nesse caso, a conta memorizada entra em ação para resolver o segundo cálculo (3 x 25 = 50 + 25), que deve ser somado ao primeiro (10 x 25 = 250) para obter o resultado final (250 + 75 = 325).
Como o repertório memorizado pode ser ampliado com a prática do cálculo mental, é importante apresentar, pouco a pouco, um conjunto de cálculos com números redondos. É vital sempre ter isso em mente, afinal, a atividade não pode ter como objetivo somente a obtenção dos resultados certos. "A riqueza está no caminho percorrido pelos estudantes e nos equívocos cometidos. É isso o que tem de ser explorado".
Contas devem ser apresentadas soltas, sem contextualização
Por exemplo: se um aluno diz que o resultado de 17 x 13 é 51, pois fez 10 x 3 e 3 x 7 e depois finalizou somando 30 a 21, o professor pode colocar o procedimento em discussão. O ideal é a turma perceber que o trabalho está incompleto. Só assim o cálculo mental funciona como uma oportunidade para colocar certas regularidades em ação e reconhecer o valor de cada uma delas como uma ferramenta para facilitar a resolução de problemas ou para validar procedimentos.

"O pensar matemático por si só já é motivador"






REGULAMENTO

- O Campeonato de Cálculo Mental será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental (5.º ao 9.º ano) da Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”.
- A 1ª fase será realizada com todos os alunos de cada sala de aula que serão encaminhados para a sala de vídeo, onde os professores: Izilda (5.º ano A,B), Adaguimar (5.º ano C e D), Marcos ( 6° anos A,B,C e D) Valter (7° ano A e B, 8° ano A e 9° ano A), Claudia ( 7° ano A e B, 8° ano B e 9° ano B) estarão me auxiliando na disputa interna e, apenas 3 (três) alunos de cada sala passarão para a próxima fase.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
- A 2ª fase será no pátio da escola com os 3 (três) melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas 5 (cinco) alunos de cada período para a grande final.
- A fase final será no pátio da escola, no período vespertino.

Premiação para os alunos:


CRONOGRAMA

Dia: 11/05/2009 divulgação

Dia: 10/08/2009 1ª fase (Período Matutino e Vespertino)

Dia: 28/08/2009 2ª fase (Período Matutino e Vespertino)

Dia: 011/09/2009 fase final (Período Vespertino)

RECURSOS HUMANOS

- Professores

- Assessora e Coordenadoras Pedagógicas

- Alunos

- Direção

RECURSOS MATERIAIS

- Livros didáticos

- Banco de exercícios

- Máquina Fotográfica

- Som

- Microfone
VEM

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