quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Geometria e a arte de Tarsila do Amaral

Aula de Matemática:
Geometria e a arte de Tarsila do Amaral
Esta aula será ministrada na sala de Informática, os alunos utilizarão de uma nova ferramenta tecnológica para a aprendizagem.
Trata-se de estarem fazendo uma visita no meu Blog http://shirleylunardi.blogspot.com onde estarão trabalhando e utilizando da ferramenta “hipertexto” que oferece aos alunos diferentes trajetos para a compreensão, provendo recursos de informações, as conexões, facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras que contribuem para o desenvolvimento de sua autoconfiança, ou seja, dá capacidade de viver em uma sociedade cada vez mais permeada pela tecnologia.

Geometria e a arte de Tarsila do Amaral
Profª: Shirley Carnielo Louzada Lunardi
A partir de 9 anos – 5° ao 9° ano
OBJETIVOS:
-Conhecer, comparar e identificar sólidos geométricos;
-Estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações no plano;
-Desenvolver habilidades de percepção visual e espacial e a utilização de instrumentos para desenhar e construir sólidos geométricos tais como: pirâmides, prismas, cilindros, cones e esfera

- Levar os alunos na sala de Informática para que faça uma observação na obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, para que todos os alunos possam conhecer melhor e estabelecer relação entre as formas geométrica e as obras de artes.
Após os alunos serão organizada em roda de modo que possam discutir suas percepções diante do quadro.
Discussão :
as cores: como a pintora as usa; os efeitos que ela consegue criar; a impressão que elas nos dão...
as formas: os sólidos geométricos que aparecem na pintura; eles são iguais; os que estão atrás causam quais impressões...
outros recursos usados pela pintora para termos a sensação de “calmaria”.


Alguém conhece a obra?
Explico que a pintora é brasileira, nasceu em 1886, em Capivari, interior de São Paulo
Aproveito a oportunidade para que os alunos Mergulhem um pouquinho na história da arte dizendo que a artista renovou a pintura brasileira ao usar cores e formas e deixou marcado o mais autêntico sentimento nacionalista.
Peço para que eles pesquisem algumas informações e referências bibliográficas para que possam saber mais sobre a artista.
Após a pesquisa realizada estarei ensinando meus alunos a fazerem um hipertexto.
Link – No texto acima onde se encontra o nome Tarsila do Amaral terá o link com sua biografia.
E também estarem observando os links abaixo relacionados a esta aula de geometria.
AS figuras serão imprimidas para confecção dos sólidos geométricos.
formas geométricas dos sólidos
figuras que formam um paralelepípedo


Na próxima aula classe em grupos de 4 alunos, será distribuído um conjunto de formas geométricas diferentes para cada um.Cada conjunto é composto de figuras que representam as faces de um dos sólidos geométricos que aparecem na obra Calmaria: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e
paralelepípedo.
Peço para que abram seus envelopes e descubram qual sólido geométrico que aparece na obra de Tarsila pode ser formado com as figuras que receberam. Assim que descobrirem, proponha que, usando uma fita adesiva transparente, montem o sólido geométrico.
Promovo uma conversa na sala, de forma que os alunos explicitem como descobriram de qual sólido se trata, o que fizeram para obtê-lo, se basta juntar as figuras de qualquer forma.

Solicito que todos os grupos montem um paralelepípedo com as figuras dadas, usando a fita adesiva transparente.
Após a montagem do sólido, cada grupo abrirá o sólido retirando algumas fitas adesivas de modo a formar uma planificação. Nesse momento é possível discutir com os alunos se nas planificações obtidas:
foram usadas todas as figuras necessárias para a composição do sólido;
todas figuras estão presas umas às outras por pelo menos um lado, nunca pelas pontas.

Peço que um aluno cole sua planificação em um cartaz e desafie os demais grupos a conseguir planificações diferentes.
Nesse mesmo cartaz, será escrito ao lado das planificações os nomes das figuras planas que nele apareceram. É um bom momento para explicar que nos sólidos essas figuras são chamadas de faces. Nesse caso, o paralelepípedo possui 6 faces. _____________________________________________________________

Avaliação:
Espera-se que no final desta atividade os alunos tenham adquirido maior conhecimento na relação entre a arte e geometria,que sejam capazes de montar sólidos geométricos e obter as planificações dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário