sexta-feira, 25 de setembro de 2009

JOGAR E CALCULAR É MUITO BOM!!!!!



Ativ8_shirley_unid3
DADOS: JOGAR E CALCULAR É MUITO BOM!!!

Aula Executada no dia 21 de SETEMBRO com os alunos do 4ºano da Escola Municipal professora Elzinha Lizardo Nunes.
Aconteceu em duas etapas:
1ª Etapa:Na sala de aula:
Iniciamos explicando aos alunos sobre o conteúdo escolhido “ADIÇÃO e as diversas possibilidades das operações matemáticas, obtendo um mesmo resultado.
Dinâmica para formação dos grupos:
Os grupos foram formados pelos alunos que pegaram as diferentes operações matemáticas e por aquele que tinha o resultado correto das operações.
Ex 1 +9 = 2+8 = 5+ 5= 4+ 6 = 10 neste caso formou-se um grupo.
Após a formação de todos os grupos com quatro alunos cada, foram entregue a cada grupo dois dados e para cada aluno uma tabela para as anotações com os resultados das adições obtidas no lançamento dos dados.
Ex: Lançamento dos dados: 5 e 2 -------- 5 + 2 = 7 ,cada aluno do grupo realizou 5 jogadas. No final cada um somou os pontos obtidos.
Houve grande envolvimento da turma durante a realização do jogo e continuamos a atividade com o lançamento de três dados.
Ex: 4 , 8 5 -------------------- 4 + 8 + 5 = 17
Os alunos vivenciaram situações que possibilitaram ampliar seus conhecimentos através da interação com a turma, bem como desenvolver seu raciocínio lógico-matemático através das situações de jogo.
Os objetivos propostos foram alcançados os alunos
não apresentaram dificuldades.
Foi muito interessante! Todos participaram com muita motivação e entusiasmo, realizando as operações.

2ª Etapa:
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia/jogos/jogo.shtml?201_caixa.swf

As crianças já estavam compreendendo mais o processo da adição, passamos para realizar um jogo online cujo objetivo é justamente perceber as diferentes possibilidades de adições que sugerem um mesmo resultado.
Os alunos foram organizados em duplas :
O objetivo é que um colega ajudasse o outro na dúvida ou dificuldade.
Fizemos uma leitura da página inicial que retrata como o jogo foi inventado, seu objetivo, a leitura das regras, explicação através do Data Show de como jogar e também auxiliamos individualmente aqueles que apresentaram alguma dúvida.
Durante o jogo houve muita concentração, interação e colaboração entre os colegas.
No final da aula questionamos os alunos:
Foi mais interessante, o jogo “Na sala de aula” ou no laboratório de Informática? Por quê?
Gostaria de realizar esta atividade outras vezes? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário