segunda-feira, 14 de setembro de 2009

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Planejamento
Aula: Dados – Lance e descubra
Ensino Fundamental I
Matemática
Números e operações
Duração: 2 aulas

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
O aluno vivenciará situações que possibilitam ampliar seus conhecimentos através da interação com a turma, bem como desenvolver seu raciocínio lógico-matemático através das situações de jogo.
Permitirá que o aluno explore diversas possibilidades de operações matemáticas obtendo um mesmo resultado.

Estratégias
Para viabilizar a realização desta atividade é interessante que a sala esteja organizada favorecendo o trabalho em grupo ( 4 alunos ).Para a formação dos grupos será proposto uma dinâmica que envolva a própria adição.
Será preparado com antecedência fichas com operações de adição e outros com resultados. Cada aluno deverá pegar uma ficha com uma operação ou com um resultado. Os grupos serão formados pelos alunos que pegarem a operação matemáticas e por aqueles que tiverem o resultado correto das operações.
Ex 1 +9 = 2+8 = 5+ 5= 4+ 6 = 10 neste caso forma-se um grupo.

Será explicado para as crianças como se joga e também será feito demonstrações convidando algumas crianças para jogar, mostrando para a turma.
Cada grupo decide quem inicia o jogo pode ser par ou impar.

Realização do jogo dos dados:
Cada aluno do grupo receberá uma tabela que irá indicar na tabela a soma dos valores dos dados lançados e marcar o total de pontos obtidos com a soma do lançamento dos dois dados em cada jogada. (cinco jogadas)
Vence o jogo quem fizer mais pontos no total.
É muito importante a ajuda dos colegas na contagem dos registros dos pontos de cada participante do grupo.

Aluno_________________________________________________

Jogadas
Soma dos dados lançados
Pontos obtidos
1ª Jogada


2ª Jogada


3ª Jogada


4ª Jogada


5ª Jogada


Total de Pontos



Após todos terminarem o jogo será feito um momento para sondar o que acharam da atividade?
O que puderam aprender? O que achou mais difícil? O que foi mais fácil? Como foi jogar com os colegas?

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

Agora as crianças já estão compreendendo mais o processo da adição, vamos jogar um jogo online cujo objetivo é justamente perceber as diferentes possibilidades de adições que sugerem um meso resultado.
Os alunos serão organizados em duplas : o objetivo é que um colega ajude o outro na dúvida ou dificuldade.

http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia/jogos/jogo.shtml?201_caixa.swf

Será feito uma leitura da pagina inicial que retrata como o jogo foi inventado e seu objetivo. Depois de explorar a 1ª página teclar continuar, será feito a leitura das regaras e a explicação de como jogar.
Cada aluno deverá digitar seu próprio nome e inicia o jogo com 45 vidas.
O jogador lança os dados com um clique na mão que aparece na tela do jogo.
O jogador faz a soma dos pontos dos dados e fecha uma ou duas casas de forma que o total obtido seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dados. Clique continuar.
O jogador que acertar continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas. Neste caso clica no botão “não é possível continuar” assim o jogador deve somar os valores das casas que apareceram abertas e diminuir o total das 45 vidas que recebe no início do jogo.O próximo jogador inicia o jogo com s mesmas regras anteriores. “Tecle continuar”.
Quando o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas restante o jogador é eliminado da partida.
Quando as casas 7,8 e 9 estiverem fechadas o jogador escolhe se quer continuar jogando com um ou com dois dados. “Continuar”.
Quando a soma das casas não corresponder à soma dos dados aparece uma mensagem “Obs! A soma de _____e ____ não é igual á soma do valor dos dados.
Tente novamente!!!!!

Ao voltar para a sala de aula será feito um registro das atividades realizadas,
em forma de texto coletivo com a turma, onde as crianças irão expor suas idéias.
No final será feito a leitura do texto.
Será avaliado com a turma como foi jogar na sala de aula e depois no laboratório de informática. É fundamental que saibamos ouvir nossos alunos para obtermos subsídios para planejarmos nossas ações.

Será avaliado:
Os objetivos foram alcançados.
Ocorreu efetivo aprendizado.
Os alunos participaram com interesse e demonstraram-se motivados durante a realização das atividades.

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