Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”
PROJETO ESCOLAR
I I Campeonato
de
Cálculo Mental
“Calculando”
Alto Taquari, 08 de fevereiro 2010.
Identificação
Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes
Endereço: Rua Francisco Mendes de Moraes, 911
Telefone: (66) 34961361
Prefeito Municipal: Maurício Joel de Sá
Secretária de Educação: Delma Lima Resende de Oliveira
Coordenadora do Ensino Fundamental: Juliana Bellodi
Diretora: Rosângela Carvalho de Oliveira Santos
Coordenadoras: Shirley C. Louzada Lunardi
Débora Perreira Naves
Ivaldete da Cunha Borges
Sebastiana Paes Antkiewicz
Assessora Pedagógica: Glacy Maria Willers Koch
Professores:
Claudia Maria da Silva
Valter Aparecido Candido S. Valentim
Alunos envolvidos: 6º ao 9º ano -13 salasde aula – aproximadamente 350 Alunos.
Coordenadora do Projeto: Shirley Carnielo Louzada Lunardi
Endereço: Rua Marçal Batista, 905
Município: Alto Taquari – MT
Estado Civil: Casada
Filiação: Sperandio Louzada e Angelina Carnielo Louzada
Naturalidade: Guarani D`Oeste
Nacionalidade: brasileira
Formação Profissional
Licenciatura Plena em Matemática
Pós-Graduação: Didática Geral
APRESENTAÇÃO:
A educação matemática tem contribuído significativamente para se repensar as teorias e abordagens metodológicas que sustentam o processo ensino aprendizagem da matemática.
Este projeto é para que os alunos do 5º ao 9º ano da “Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes” passam a estudar matemática com prazer.
Hoje já não é tão importante fazer cálculos imensos com lápis e papel. As máquinas podem fazê-los por nós.O importante é preparar-los para tomar decisões ,pensar compreender linguagens variadas e raciocinar de forma criativa.
O mundo dos números e das formas é conquistado com muita atenção e raciocínio, os alunos terão oportunidades de adquirir confiança em sua capacidade de pensar, e assim descobrirem esse mundo.
Por isso esperamos que eles se esforcem cada vez mais no estudo desta ciência desafiadora: a matemática
JUSTIFICATIVA
Em primeiro lugar, é importante que as pessoas desenvolvam suas próprias técnicas de cálculo e não fiquem limitadas a um único processo.
O uso do Cálculo mental na escola é um recurso socialmente importante.
As crianças que são estimuladas a efetuar cálculo mental demonstram em geral mais segurança ao enfrentar situações problema, mostram-se mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter solução.
Por fim, parecem compreender com mais facilidade as técnicas usuais de cálculo.
Calcula-se mentalmente em situações de compra e venda, ao estimar gastos, planejar as proporções dos ingredientes antes de fazer uma receita, orçar uma festa ou uma viagem, arredondar preços etc.
Ao recebermos uma fatura de uma compra de supermercado ou um extrato bancário é comum fazermos uma verificação rápida do resultado, a partir do cálculo mental.
OBJETIVOS GERAIS:
-Fazer com que as crianças construam e selecione procedimentos adequados à situação-problema apresentada, aos números e operações nela envolvidos.
-Elaborar e utilizar estratégias pessoais de cálculo mental, para a resolução de problemas simples, a partir de seu conhecimento das propriedades do sistema de numeração e das quatro operações básicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a organização, a atenção, a sistematização e a memória.
-Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental.
-Desenvolver destrezas numéricas de cálculo.
-Detectar e divulgar talentos na área do cálculo mental
METODOLOGIA
“Se pretendemos ensinar matemática a todas as crianças, precisamos pensar cuidadosamente no problema da colocação, devemos selecionar métodos de ensino, acima de tudo precisamos encontrar meios eficazes de motivar os alunos de maneira que voluntariamente, se exercitam para receberem rica recompensa do aprendizado.
Os modelos mentais são formados no ato da compreensão de uma situação ou de um problema. Esses modelos mentais são criados com base no nosso conhecimento prévio, nossas experiências, nossas habilidades, e nossas capacidades. A palavra "mental" não sugere que a conta seja feita "de cabeça": indica a necessidade de elaboração. E, diferentemente do que muitos imaginam o cálculo mental e o de memória também não é a mesma coisa, embora o primeiro se apóie muitas vezes no segundo para ser realizado. O que sabemos de cor e acessamos rapidamente - como o dobro, a soma de dois números com um único algarismo e os múltiplos de 5 e 10 - é, na verdade, uma condição usada para desenvolver qualquer procedimento, seja ele mental ou de conta armada. Um exemplo concreto: para resolver mentalmente 13 x 25, saber de memória que o dobro de 25 é 50 auxilia na resolução de parte da questão. Vejamos: primeiro, pode-se aplicar a propriedade distributiva (10 x 25 + 3 x 25). Nesse caso, a conta memorizada entra em ação para resolver o segundo cálculo (3 x 25 = 50 + 25), que deve ser somado ao primeiro (10 x 25 = 250) para obter o resultado final (250 + 75 = 325). Como o repertório memorizado pode ser ampliado com a prática do cálculo mental, é importante apresentar, pouco a pouco, um conjunto de cálculos com números redondos. É vital sempre ter isso em mente, afinal, a atividade não pode ter como objetivo somente a obtenção dos resultados certos. “A riqueza está no caminho percorrido pelos estudantes e nos equívocos cometidos”. “É isso o que tem de ser explorado”. Contas devem ser apresentadas soltas, sem contextualização.
Por exemplo: se um aluno diz que o resultado de 17 x 13 é 51, pois fez 10 x 3 e 3 x 7 e depois finalizou somando 30 a 21, o professor pode colocar o procedimento em discussão. O ideal é a turma perceber que o trabalho está incompleto. Só assim o cálculo mental funciona como uma oportunidade para colocar certas regularidades em ação e reconhecer o valor de cada uma delas como uma ferramenta para facilitar a resolução de problemas ou para validar procedimentos.
"O pensar matemático por si só já é motivador"
REGULAMENTO
- O Campeonato de Cálculo Mental será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9.º ano) da Escola Municipal “Prof.ª Elzinha Lizardo Nunes”.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na Escola.
- A 1ª fase será realizada com todos os alunos de cada sala de aula que serão encaminhados para a sala de vídeo, onde os professores: Valter (7° ano B e D, 8° ano A, B, C e 9° ano A e B ), Claudia ( 6º Ano A, B , C, D e 7º Ano A e C ) estarão me auxiliando na disputa interna e, apenas 4 ( Quatro) alunos de cada sala passarão para a próxima fase.
1ª fase
7 salas de manhã = 7 x 3 = 21 alunos serão classificados
6 salas a tarde = 6 x 3 = 18 alunos serão classificados
Total 39 alunos.
- 2ª fase
21 alunos do período da manhã irão disputar em 7 grupos de 3 alunos: (sorteio)
Classificando 1 aluno de cada grupo.
18 alunos do período da tarde irão disputar em 6 grupos de 3 alunos: (sorteio)
Serão classificados para a final
7 alunos do período da manhã e 6 alunos do período da tarde .
Total 13 alunos que disputarão as seguintes premiações:
1.º Lugar: Computador
Patrocinador: Vereador João Fabio de Carvalho
2.º Lugar: Uma Bicicleta
Patrocinador: Lunardi Materiais para construção
3º Lugar: Um celular
Patrocinador: Odenir Gomes de Souza
4.º Lugar:Um jogo “Banco Imobiliário”
Patrocínio: Profª. Valdirene da Silva Menezes
5º lugar: Um Kit Escolar
Patrocinador: Rotary Club e Casa da Amizade
CRONOGRAMA
Dia: 08/02/2010 divulgação
Dia: 30/08/2010 1ª fase (Período Matutino e Vespertino)
Dia: 27/09/2010 2ª fase (Período Matutino e Vespertino)
Dia: 08/10/2010 semifinal (Período Vespertino)
Dia 20/10/2010 final ( Período Vespertino )
RECURSOS HUMANOS
- Professores
- Assessora e Coordenadoras Pedagógicas
- Alunos
- Direção
RECURSOS MATERIAIS
- Livros didáticos
- Banco de exercícios
- Máquina Fotográfica
- Som
- Microfone
RELAÇÃO DE CONTEÚDOS
1- AS quatro operações fundamentais
2- Problemas envolvendo as quatro operações.
3- Raiz quadrada
4- Potenciação
5- Grandezas de medidas-múltiplos e submúltiplos
Massa e capacidade, comprimento, tempo e temperatura.
6- Horas,Meia hora, ¼ da hora, dias, semanas, mês e ano - problemas diversos.
7- Porcentagem- problemas diversos
8- Sistema de numeração decimal
9- Sucessor e antecessor.
10- Sistema romano de numeração
11- Dezenas, dúzias, centenas.
12- Múltiplos e divisores
13- Dobro, triplo, quádruplo...
14- Metade, terça parte, quarta parte de números naturais.
15- Área e perímetro
16-Números racionais: Frações próprias e impróprias.
17- Ângulos
18- Sistema Monetário- problemas
19-Frações de uma quantidade.
20 –Média aritmética de dois números
RIMAS
Há 8 anos
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